top of page
Buscar
  • ousesermais

Sal - Faz Mal?


Sal faz mal? Quanto menos sal na comida, melhor? Hipertenso tem que comer tudo insosso? Sal aumenta retenção de líquido? Sal light, refinado, marinho ou rosa do himalaia?


Vamos conversar sobre essas questões?


1. Produtos industrializados normalmente são ricos em sódio e fazem mal, não só pelo excesso de sódio (principal constituinte do sal), mas por serem ultraprocessados, terem vários aditivos químicos, baixa qualidade nutricional e sinalizarem vias de inflamação no corpo.


2. Não vejo vantagem em comida insossa. Nem para o hipertenso! Até porque nem todo hipertenso se beneficia com a restrição de sódio. Ou seja, muitas vezes o hipertenso come comida insossa e não melhora o controle da pressão. Além disso, comida pouco palatável faz você querer comidas muito calóricas depois! E pode levar a inapetência e desnutrição, principalmente em #IDOSOS. Quando o sódio está mais baixo no sangue (hiponatremia leve) a pessoa tende a ficar mais lenta, sonolenta e sentir menos sede.


3. Cream cracker ☠, clube social ☠, xilito, batata pré-frita, salsicha☠, linguiça☠, lasanha congelada☠, nuggtes☠, miojo☠, caldo knor, sazon☠ e similares são altamente criminosos e devem ser evitados por n motivos, não só pelo teor de sal.


4. Não vejo indicação de sal Light (50% de cloreto de potássio) para ninguém! Além de ser muito ruim de sabor e aumentar risco de hipercalemia e arritmia.


Não indico sal rosa do himalaia e nem refinado.


Uso e indico sal MOÍDO, pois não passa por processos de refinamento e adição de ácidos, tem menor teor de sódio que o refinado, além de salgar mais, fazendo a gente naturalmente usar menos.


5. Procura o nome MOÍDO ou a ausência de "refinado" na embalagem que dá certo. Ou liquidifica sal GROSSO, até ficar fininho que também dá certo! A comida fica mais saborosa e saudável, com menor teor de sódio, baixo custo e sem neura!

Não exagera, se precisar, acrescenta limão, ervas finas, pimenta etc.


Bom apetite e bem vindo a uma vida mais saudável, livre, leve e feliz! 💛

.


23 visualizações0 comentário
bottom of page