top of page
Buscar
  • ousesermais

Cuidado com a dieta Low Fodmap

A dieta low fodmap muito preconizada na síndrome do intestino irritável, SIBO e SIFO, se configura por ser pobre em alimentos fermentativos, com a recomendação da exclusão total por até 2 meses de glúten, lactose, brócolis, repolho, feijões, melancia, beterraba, cebola, alho, maçã, manga, pêra, abacate... castanha de caju... frutas secas, sucos, polióis: xylitol, sorbitol, maltitol...

Muitas vezes trás alívio para um paciente que tem desconforto gastrointestinal. Mas é um paliativo. Ameniza sintomas de desconforto, mas desnutre o paciente, prejudica microbiota e não resolve de fato o problema, a causa dos desconfortos. Além de ser dificílima, angustiante para quem se submete a ela e muito negativa a longo prazo.

E isso foi praticamente unanimidade no congresso internacional que fui recentemente, o #gutbraincongress2023. Maravilhoso por sinal.

Eu já tinha minhas ressalvas com essa dieta. E agora fico feliz e respaldada em desaconselhá-la! Principalmente agora que temos mais recursos para entender e tratar os pacientes com queixas GI, deixando o corpo de cada um mais forte para precisar restringir menos ou com mais sabedoria e favorecer mais liberdade alimentar em um futuro próximo.


6 visualizações0 comentário
bottom of page