top of page
Buscar
  • ousesermais

Clareza mental - como posso melhorar?



Você sabia que sua alimentação pode favorecer ou não maior clareza mental? Como? Por que?

Quando estamos muito intoxicados com aditivos químicos, conservantes, corantes, glutamato monossódico, açúcar e adoçantes, os pensamentos tendem a ficar mais acelerados e desfocados, o raciocínio fica prejudicado, o “pavil mais curto”, irritados e é comum começar pensando uma coisa e terminar pensando em outra nada a ver, sem relação. Já sentiu isso? É como se esses aditivos “sujassem” os neurônios. É o que chamamos de atividade neurotóxica.


Enquanto uma alimentação mais limpa, sem esses aditivos, mais natural e equilibrada, deixa os pensamentos mais fluidos, organizados, como um céu de brigadeiro, azul, sem nuvens, aberto, onde as coisas ficam mais nítidas e a gente, mais lúcidx. É o que chamamos de clareza mental. Além das conexões neurais mais “limpas e fluidas”, uma alimentação saudável também gera mais substratos para a produção e equilíbrio de neurotransmissores, gerando mais bem estar e reduzindo o impacto das emoções sobre os pensamentos.


Tipo, quando sentimos medo, raiva ou tristeza, os pensamentos tendem a ficar desproporcionais, com um certo grau de exagero e menos lucidez, não ficam tão claros e as ações tendem a ser negativas. Quando esses neurotransmissores estão mais equilibrados, mesmo com medo, raiva ou tristeza, conseguimos ter pensamentos mais assertivos e resolutivos e ações melhores.


Somos muito complexos. O intestino é conhecido como nosso segundo cérebro, pela sua ação neural. Sempre digo que é uma via de mão dupla. Nossa mente interfere no intestino e no restante do corpo e nosso intestino também, vai e volta. Lembra, quando temos dor barriga, como suamos frio, pés e mãos ficam geladas, dá um branco e coração acelera? E quando estamos mais preocupados, como intestino tende a travar? Só para exemplificar, mas é muito mais amplo.


A questão é, não tem como negar que uma boa alimentação melhora muito nosso bem estar e produtividade. Também é fato que não precisamos viver de alface e maçã, da mesma forma que um pouco de açúcar não tem problema algum. Então, o que estou esperando para ter uma alimentação saudável?

Conta para mim, sua maior dificuldade. Vou adorar saber e ajudar.

43 visualizações0 comentário
bottom of page