top of page
Buscar
  • ousesermais

Me sinto um balão!


Passei uns dois anos me sentindo um baiacu. Não entendia porquê. Não tinha constipação e minha alimentação era toda natural e equilibrada. Mas tinha muito #Inchaço no corpo todo e #distensão abdominal.


Ficava com a barriga estufada, parecendo um balão, frequentemente. Acordava sequinha, parecendo o Neymar , comia mamão ou banana ou laranja e já distendia! Ficava parecendo o Faustão de uma hora para outra, como disse um paciente meu uma vez.


Demorei para descobrir todos os fatores que estavam relacionados. Mas descobri! São muitos. E já adianto que mamão e banana, batata doce, coco, castanhas não são benéficos para todo mundo e não é interessante comer os mesmos alimentos sempre.


Quando o corpo manifesta retenção hídrica e distensão abdominal tem aspectos inconscientes importantes por trás, tentando curar necessidades não atendidas e conflitos emocionais que precisam ser acolhidos.


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mas bioquimicamente falando, há também várias causas físicas e consequentemente, vários tratamentos. Vamos as causas mais comuns:


1. Pode ser hipocloridria, ou seja, pouca secreção gástrica e/ou deficiência de enzimas pancreáticas, conhecidas como dispepsia fermentativa ou putrefativa.


2. Pode ser intolerância ao glúten, lactose, lectinas, frutose etc.


3. Pode ser verminose, ainda muito comum em nosso meio, pouco investigado e mal tratado.


4. Pode ser SIBO ou SIFO: supercrescimento bacteriano ou fúngico no intestino delgado.


5. Pode ser excesso de fodmaps.


6. Síndrome do intestino irritável.


7. Pode ser polimorfismos que favorecem má absorção, sobrecarga hepática e retenção hídrica intra e extracelular.


8. Pode ser todas as alternativas, outras tb e até emocional.


Porém o mais importante é que existe tratamento! Tudo tem um propósito de cura. E você não vai ficar assim para sempre.


Como cada pessoa é única, o tratamento precisa ser individualizado, para ser assertivo.


A tendência e meu objetivo é que você consiga ter liberdade alimentar. Comer o que quiser, sem ter sintomas e nem impactar muito o peso. Sim. É possível e vc já vivenciou. Né? 😉


106 visualizações0 comentário
bottom of page