top of page

Intolerância à Histamina – o que é?

  • ousesermais
  • 26 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

A minha queridinha do momento. Vejo-a em todo canto. Mas de fato ela está presente de forma significativa na SII, SIBO, SIFO, doença celíaca e até nas doenças inflamatórias intestinais, e não só! Fibromialgia também! O mais curioso é que além dos sintomas gastrointestinais muito comuns de todas essas desordens intestinais, como prisão de ventre, diarréia, saciedade precoce, dor abdominal e distensão, apresenta muitos sintomas EXTRA-intestinais, como:

- Ansiedade

- Insônia

- Dificuldade de concentração e memória

- Rinite e ataques de espirros após alimentação

- Congestão nasal

- Dor de cabeça/Enxaqueca

- Enjoo / tontura pós alimentação

- Hipotonia, Palpitação

- Coceiras, dermatites

- Apatia, depressão

- Cólica menstrual, endometriose

- Cansaço, fadiga e FIBROMIALGIA!

- Anemia, sudorese, inchaço...

Mas, afinal, o que é histamina e a sua intolerância?

Você já deve ter ouvido falar e até já tomado anti-histamínicos: loratadina, allegra... A histamina é a substância responsável pelos sintomas de alergia e mal estar quando comemos algo “passado”.

Ela é ruim? De forma alguma, tem muitos efeitos fisiológicos, é ela que nos protege sempre que nosso corpo é atacado. Temos receptores para histamina no cérebro e até neurônios histaminérgicos no intestino.

A questão é o excesso de histamina! Que ocorre quando por algum motivo, seja genético ou momentâneo, não conseguimos degradar a histamina suficientemente!

A boa notícia é que temos vários alimentos com ação anti-histamínica natural! Embora também tenhamos muitos ricos em histamina. Rs. E todos saudáveis e nutritivos. Os campeões de histamina são: espinafre, berinjela, tomate e abacate! Mas banana, abacaxi, morango, amendoim, vinho, cerveja, podem comprometer a degradação e favorecer o excesso também! Entre outros.

Ainda tem muita coisa a ser estudada e descoberta em relação à histamina.

“Pacientes com intolerância à histamina são poucos, mas pacientes com alguma alteração histaminérgica são muitos!”. Assim, ficaremos mais de olho nela e vocês vão me ver falando mais sobre! Até porque, eu tive fibromialgia, como muitos de vcs sabem e, recentemente, fiz meu teste genético sobre essa danada, esperando o resultado! Será que tenho polimorfismo para ela?


Veja o resultado dos meus testes genéticos e mais sobre histamina no feed e destaques exclusivos - Elizabete Yum | NUTRI LIZ ⚜️ (@nutrilizmyum) | Instagram

 
 
 

Comments


  • Instagram - Ser Mais
  • Facebook - Ser Mais

(85) 98186.4029 / (85) 3016.2364

Espaço de Saúde SER MAIS | por Elizabete Yum e Andressa Fontes

@sermais.saude | @nutrilizresolve | @andressafontesnutri
BS DESIGN - Av. Desembargador Moreira, 1300. Torre Sul, Sala 1014.

bottom of page